Semana dos Povos indígenas; Viva a cultura, a história, a língua, a pintura, o canto e a dança Nambikuara

Semana dos Povos indígenas; Viva a cultura, a história, a língua, a pintura, o canto e a dança Nambikuara

Muito embora todos os dias são nossos dias, o dia 19 de abril, é uma data especial para nós, povos indígenas do território brasileiro.

Esta data é especial para os povos indígenas,para lembrar que nós coexistimos, resistimos e persistimos às lutas.

Esta data representa as lutas, organizações e conquistas dos Direitos dos Povos Indígenas.

Representa a cultura, a riqueza originária, a língua, a preservação do meio ambiente e da natureza, o trabalho e a valorização tradicional indígena.

Já habitávamos este território há muito tempo, muito antes da chegada dos portugueses.

Pessoas humildes e simples, com hábitos culturais próprios, que aos poucos foram dizimados por outros hábitos diferentes. Mais de 500 anos de luta em defesa dos nossos Direitos Originários. Nesse período, estima-se que a população indígena em todo esse território era imensurável numericamente. Quando os portugueses chegaram, os indígenas foram escravizados, obrigados a trabalhar na extração dos recursos naturais como Pau-Brasil e minérios e, quando tais recursos terminaram, os indígenas, escravizados, foram obrigados a trabalhar nos canaviais.

Atualmente, em pleno século 21, continuamos sendo tratados como antes.

Porém, hoje, é ainda mais complicado para nós, os povos indígenas, que precisamos disputar nossas próprias terras com grandes fazendeiros responsáveis pelo agronegócio, desmatamento, extração ilegal de madeira e garimpos ilegais. Precisamos enfrentara perseguição e discriminação dos não-indígenas, tudo isso devido à falta de conhecimento de nossa história e nossa realidade.

Mas, apesar de sofremos com essas situações, conseguimos avançar cada vez mais.

PROTAGONISMO ÍNDIGENA:

O protagonismo indígena vem crescendo e se destacando a cada dia no país, com jovens indígenas de origem humilde ingressando no ensino médio, faculdades e cursos de formação técnica.

Os profissionais indígenas vêm a cada dia avançando e se destacando em áreas como Educação, Saúde, Administração Pública Municipal, Estadual e Federal, Fotógrafos, Youtubers Profissionais, organizações das mulheres indígenas, organizações de base e até de nível nacional, influência de lideranças importantes de base e de nível nacional e até mesmo internacional reconhecidos.

Ainda há muito o que se avançar, mas não devemos desistir.

Parabéns a todos os povos indígenas pela LUTA em DEFESA dos Direitos dos Povos Indígenas do Brasil!

O dia 19 de abril foi escolhido como data da cultura indígena em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu no dia 19 de abril no ano de 1940.

O objetivo deste congresso era reunir líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano e zelar pelos seus direitos.

No Brasil, esta foi oficializada através do Decreto Lei nº 5.540 de 02 de junho de 1943, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.

Ludmylla Eniara Nambikuara

Com o olhar ea esperança de um mundo melhor.

Tadeu Nambikwara, Professor de Educação Indígena e acadêmico de direto da UNEMAT, vem nos últimos dias expressando seus sentimentos nas redes social, valorizando a cultura indígena, a história, a língua, a pintura, o canto e a dança dos povos Nambikwara. 

Redação D. Souza/Tadeu/F.Aymoto